Flávio Carneiro
Release
Obra
ReleaseTrecho
Devagar & Divagando

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: Rocco, 2014. 38 p.
Devagar & Divagando


Sonhar é preciso. Não importa se criança, adolescente ou adulto, um livro é o convite certeiro para devaneios, reflexões, debates, distrações. É o espaço ideal para ficar divagando ao sabor das palavras, devagar, com tempo para desfrutar de cada viagem, ficção, relato, confissão. Um vasto mar de fantasias, um imenso pasto para ruminar ideias. E, em matéria de sonho, não há ninguém como Elisa. Ou quase. Tem também Devagar e Divagando, a tartaruga e a vaca que pertencem a essa menina sonhadora e que dão título ao novo livro do escritor, crítico literário, roteirista e professor Flávio Carneiro.
Ilustrada com delicadeza e humor pelo xará Flávio Fargas, a obra conta a história da improvável amizade entre a tartaruga Devagar e a ruminante Divagando, estranhamente amantes da televisão, e da determinação de sua dona - e também senhorita, princesinha, lady e dona de rancho, além de amiga - de realizar seus sonhos.
Devagar, por exemplo, sonhava conhecer o mar, sentir a água salgada e nadar junto às (prováveis) parentes que estrelavam "O mundo fantástico das tartarugas marinhas", seu programa preferido na TV. Mas, em poucas e rápidas palavras, Devagar era diferente de outras tartarugas.
Divagando, por sua vez, desejava perambular por um pasto bem verdinho, onde ela pudesse comer e mascar, mascar e comer sem pressa maços e mais maços de capim ao lado de suas (prováveis) parentes bovinas que protagonizavam a "Sessão dos Ruminantes", programa televisivo de sua preferência. Contudo, sem ruminar muito sobre isso, é preciso dizer: Divagando era diferente de outras vacas.
Amiga leal, além de sonhadora, a pequena Elisa vislumbra nas férias - e em suas possíveis viagens - a chance de realizar (de alguma forma) os sonhos dessa dupla querida e incomum. Conseguirá uma simples garotinha dar a água do mar e o capim verde que sua tartaruga e sua vaca, respectivamente, tanto anseiam? Pensando bem, bem devagar, divagando sobre a questão: o que, afinal, Devagar e Divagando têm de tão diferente de suas parentes?
As respostas - e os sonhos - a essas perguntas só podem ser encontradas lendo e se divertindo com Devagar & Divagando, uma singela homenagem de Flávio Carneiro à infância e sua pureza de imaginação. Se sonhar é preciso, como já foi dito lá no primeiro parágrafo deste texto, ler é um caminho para vagar sem medo de se perder.
Onde Encontrar


Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Submarino


Outras Publicações







Voltar