Flávio Carneiro
Release
Obra
ReleaseTrecho
Lalande

São Paulo
Global, 2000. 80 p.

Novela premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com o selo "Altamente Recomendável Para o Jovem". Finalista do Prêmio Nacional João de Barro, da prefeitura municipal de Belo Horizonte.
Lalande
Lalande é uma cidade fictícia, com animais sagrados, Praça do Silêncio, lágrimas de anjo, e na qual moram personagens como os Criticantes (cuja função é dizer se o cidadão está bonito ou feio, já que na cidade não há espelhos), os Trocadores de Palavras e os Grandes Perguntadores. Nesse mundo fantástico, a protagonista é Xie Kitchin, cuja missão é descobrir o que ninguém sabe: de onde veio o nome da cidade.
Em resenha publicada no Jornal do Brasil Brasil (11/11/2000), Eliana Yunes - professora da PUC-Rio, pesquisadora, ensaísta e uma das maiores autoridades do país no campo da leitura e também da literatura para crianças e jovens - observa, a respeito de Lalande:
"Flávio esboça, na companhia do excelente Rui de Oliveira, com suas imagens orientais delicadas e sugestivas de sonho e fantástico, uma narrativa que só pertence por inteiro a jovens leitores por momentos. Ela instiga e demanda outras leituras, concede que se entreleia um texto que só está escrito entre o real e o imaginário, na pura ficção de quem inventa o mundo pela palavra, porque é leitor.
Escrevendo um livro premiado como infantil, Flávio Carneiro reconta uma trajetória de leituras cuja intertextualidade excita leitores de outras viagens. Belo exercício de escrever para uns e outros sem fazer concessões fáceis e sem complicar desnecessariamente."
Onde Encontrar


Americanas.com
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Livraria Siciliano
Submarino


Outras Publicações







Voltar